Siga o Olhar Digital no Google Discover
Microsoft e Apple estão liderando o crescimento de um novo segmento dentro do mercado de tablets. De acordo com estimativas da consultoria IDC, dispositivos destacáveis como o Surface e o iPad Pro estão em ascensão, enquanto os tablets convencionais caem em vendas.
Ofertas
Por: R$ 39,90
Por: R$ 678,90
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Apesar de existirem há alguns anos, os tablets destacáveis vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Eles se diferenciam dos dispositivos convencionais pelo uso de teclados, canetas stylus e outros recursos voltados para a produtividade, como se fossem substitutos dos notebooks.
Durante o último trimestre de 2017, o segmento de tablets destacáveis cresceu 10,3% em relação ao mesmo período de 2016. Enquanto isso, os convencionais como o iPad e outras ofertas com Android caíram 7,6% em vendas. O mercado como um todo encolheu 7,9% ao relação ao ano anterior.
Os tablets convencionais seguem sendo muito mais vendidos em números absolutos: foram 4,31 milhões no período, enquanto os destacáveis ficaram em 6,5 milhões.
A expectativa do mercado é que os destacáveis continuem crescendo, especialmente quando os tablets com Windows 10 e processador ARM atingirem níveis de autonomia de bateria próximos aos dos iPads. A adoção desse tipo de dispositivo por outras fabricantes também é vista como fundamental para o crescimento da categoria, diz a IDC.
Amazon supera Samsung
Em relação aos grandes nomes do mercado, a novidade do fim de 2017 foi a Amazon assumindo o segundo lugar global que era da Samsung.
Com crescimento de 50,3% na venda dos tablets Kindle Fire em relação ao mesmo período de 2016, a empresa fechou o ano com 7,7 milhões de unidades comercializadas no trimestre final de 2017. A Samsung, por sua vez, vendeu 7 milhões, 13% a menos do que no mesmo período do ano anterior.
Ao longo do ano, no entanto, a Samsung manteve a segunda posição com 24,9 milhões de unidades vendidas, enquanto a Amazon foi a terceira com 16,7 milhões de tablets comercializados.
A Apple segue como a maior vendedora de tablets no mundo. Huawei e Lenovo fecham o top 5 das fabricantes globais.