A nova versão beta do iOS 11.3 incluiu uma funcionalidade que foi anunciada recentemente pela Apple: é o novo medidor do estado da bateria, que permite ativar ou desativar o recurso de limitação de desempenho em iPhones antigos.

O recurso foi incluído após a polêmica envolvendo iPhones antigos que ficavam mais lentos devido a uma funcionalidade de software. A Apple reduzia o desempenho dos aparelhos quando a bateria estava desgastada para evitar reinicializações inesperadas quando o processador exigisse mais do que a bateria era capaz de entregar.

publicidade

A partir do iOS 11.3, a Apple vai incluir informações sobre o estado da bateria dentro do dispositivo. Esses dados vão aparecer dentro de uma área chamada “Saúde da bateria”, que também terá a opção de “Gerenciamento de desempenho”, como mostra a imagem obtida pelo 9to5Mac:

publicidade

Quando a bateria estiver desgastada, o gerenciamento de desempenho será ativado, limitando o desempenho máximo do dispositivo. O usuário vai ter a opção de desativar esse recurso, correndo o risco de ter o aparelho sendo reinicializado inesperadamente.

A novidade por enquanto só apareceu em versões beta do iOS 11.3, mas deve ser liberada em breve para todos os usuários do sistema móvel da Apple.

publicidade