No começo de 2017, a Samsung anunciou uma tela de LED gigante feita para substituir projetores em salas de cinema. Nesta semana, a coreana revelou uma nova versão do produto que oferece também suporte a imagens em três dimensões.

Com o pouco criativo nome de 3D Cinema LED, essa tela gigante tem 406 polegadas e exibe imagens em 4K (4.096 x 2.160 pixels). A Samsung diz que a sua tecnologia garante mais brilho para as imagens em 3D e menos distorções.

publicidade

Normalmente, a tela de um cinema é feita de um tecido ou uma simples parede branca capaz de refletir a luz que é jogada sobre ela a partir de um projetor que fica do lado oposto da sala. O mesmo vale para filmes em 3D.

publicidade

No caso específico de filmes em três dimensões, as imagens gravadas de duas lentes diferentes são cruzadas gerando uma ilusão de óptica que faz o espectador enxergar as texturas “saltando” para fora da tela.

O efeito colateral disso é o tom escuro que fica sobre a imagem e as distorções que podem ser percebidas dependendo da posição do espectador em relação à tela. Além disso, muita gente sofre náusea ou tontura assistindo a esse tipo de filme.

publicidade

A tela de cinema LED 3D da Samsung ainda depende de óculos especiais para gerar o efeito tridimensional, mas promete fazer isso sem sacrificar a claridade da imagem, que permanece no nível de 48 nits utilizado pela tela “não-3D” da empresa.

Para lidar com a náusea dos espectadores, a Samsung diz ter criado um algoritmo que elimina o cruzamento de informações capturadas pelas duas lentes que formam o efeito 3D. Assim, tudo o que foi capturado pela lente direita é exibido apenas para o olho esquerdo do espectador, e tudo o que foi gravado com a lente esquerda é exibido apenas para o olho direito.

publicidade

A sensação de enjoo pode permanecer apenas dependendo do conteúdo que está sendo exibido, como uma cena de ação com câmera trêmula, por exemplo. A Samsung também diz que conseguiu eliminar as distorções da imagem independentemente da posição do espectador na sala, mas não explicou como fez isso.

Em julho do ano passado, um cinema coreano foi o primeiro a substituir projetores pela TV gigante da Samsung. A nova tela, com suporte a imagens em 3D, será apresentada ao público num evento para a indústria nesta semana em Amsterdã.