O moda das câmeras duplas tomou conta do mercado de smartphones no último ano, mas, na maioria dos casos, essa tecnologia permanece disponível apenas em modelos mais caros. A Samsung, porém, tem um plano para levar a novidade a linhas mais acessíveis.

A coreana apresentou nesta semana o Isocell Dual, um conjunto de componentes para a montagem de módulos de câmera dupla que a empresa pretende disponibilizar para outras fabricantes de celular a partir deste ano.

O conjunto de hardware e software permite que as empresas interessadas coloquem recursos avançados de câmera em celulares de entrada ou intermediários. Entre estes recursos está o famoso “modo retrato”, que borra o plano de fundo de uma foto e deixa o primeiro plano em destaque.

Além disso, o Isocell Dual também oferece um método diferente de pós-processamento que ajuda a compensar imagens capturadas em ambientes de pouca luz, em que, até hoje, muitos smartphones fracassam na hora de separar os pontos claros dos escuros sem prejudicar a qualidade geral da fotografia.

publicidade

Como explica o The Verge, a ideia é que as empresas que comprarem este pacote da Samsung possam economizar na hora de montar um smartphone, sem precisar investir tanto no desenvolvimento da sua própria câmera dupla. Em tese, isso permite que a tecnologia se torne mais acessível.

O pacote de câmera dupla da Samsung vem com sensores de 13 MP e 5 MP, além de um de 8 MP para fotos em pouca luz. Além dele, a empresa também fornece telas OLED, memória flash e outros componentes para diversas concorrentes, incluindo a Apple, cujo iPhone X usa um display feito pela rival coreana.

A Samsung também deve usar o Isocell Dual nos próprios produtos, naturalmente. Na última terça-feira, 6, por exemplo, a companhia trouxe ao Brasil o Galaxy A8 e o A8+, smartphones da faixa de preço premium que já vêm com câmeras frontais duplas e são mais baratos que o top de linha Galaxy Note 8, primeiro da marca a vir com sensores duplos.