A partir de julho, o Google vai intensificar sua luta em defesa de um protocolo mais seguro para a troca de informações na internet. Todos os sites que não usam HTTPS serão classificados como “não seguros” pelo navegador Chrome.

O HTTPS é um protocolo que usa criptografia para embaralhar as informações de um modo que elas só possam ser compreendidas pelo receptor. Assim, a navegação fica mais segura e com menor risco de ser interceptada por hackers.

Já o HTTP é um protocolo mais antigo e menos seguro, que pouco a pouco tem sido abandonado pelo Google. A empresa já privilegia sites no seu resultado de busca que usem o HTTPS e ainda mostra um cadeado verde na barra de endereços do Chrome para indicar que aquela página é segura.

Mas até agora, o Chrome trata páginas em HTTP de maneira neutra. A partir de julho, essas páginas ganharão uma etiqueta na barra de endereços do Chrome onde se lê “Não seguro”, indicando que aquele site não é tão confiável quanto um que usa o protocolo HTTPS.

publicidade

Segundo Emily Schechter, chefe da segurança da equipe do Chrome no Google, 81% dos 100 sites mais acessados da web já usam criptografia. Por conta da crescente adoção desse padrão de segurança, a empresa acredita que é hora de punir quem ainda não fez a transição do HTTP para o HTTPS.

A mudança virá com a atualização de número 68 do Chrome. A nova classificação “vai ajudar os usuários a entender que todos os sites HTTP não são seguros, e vai continuar a mover a web rumo a uma rede mais segura pelo HTTPS como padrão”, disse Emily no anúncio oficial da novidade.