O Google anunciou nesta terça-feira, 13, diversas novidades referentes ao AMP (Accelerated Mobile Pages, ou “Páginas Móveis Aceleradas”, em tradução livre). Além de um novo “modo stories” para o buscador, a empresa revelou também uma ferramenta que permitirá navegar por sites sem sair do Gmail.

A novidade se chama AMP for Email, está em fase de testes e acessível somente para desenvolvedores. A ideia é criar um layout interativo para e-mails que permitirá ao usuário interagir com as mensagens na sua caixa de entrada com mais opções do que apenas clicar em links.

Um dos participantes do programa de testes é a rede social Pinterest. Com o AMP for Email, uma mensagem do Pinterest chegando à sua caixa de entrada permitirá que você navegue pelas imagens da rede, clique para saber mais detalhes, tudo sem ter que abrir uma nova aba do navegador, dentro do Gmail.

publicidade

Para fazer tudo isso, o Google exige que os desenvolvedores hospedem ao menos parte de seus websites na plataforma AMP. Essa plataforma já faz com que sites sejam carregados mais rapidamente na busca pelo celular, por exemplo, já que são carregados pelo servidor do próprio Google.

A companhia diz que o suporte ao AMP for Email chegará ao seu próprio cliente, o Gmail, ainda em 2018. Mas até que você possa receber um e-mail super interativo como os que o Google promete, vai depender do ritmo de adoção das empresas ao novo formato.

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail