Até o final do ano que vem, os notebooks terão conexão mobile 5G. Pelo menos, esse é o plano da Intel. Conforme relata o PC World, a empresa fechou parcerias com a Microsoft, Dell, HP e Lenovo para conseguir atingir este objetivo.

As fabricantes irão trabalhar no desenvolvimento de notebooks equipados com conexões incorporadas de 5G através dos modens comerciais da Intel. Além disso, a empresa pretende apresentar o protótipo de um PC conectado 5G na semana que vem durante a MWC, em Barcelona.  

“A Intel está investindo profundamente em seu portfólio e parceiros sem fio para colocar os PCs conectados com 5G no mercado, com benefícios para usuários como vídeos de alta qualidade, jogos de ponta e conexões perfeitas à medida que os usuários atravessam redes Wi-Fi e Celulares”, afirma a empresa em comunicado.

A companhia aproveitará o evento para mostrar a tecnologia eSIM, que é a substituição dos chips SIM físicos, e um notebook com Wi-Fi 802.11ax, o padrão Wi-Fi de próxima geração.

publicidade

No final do ano passado, a Intel anunciou o desenvolvimento do seu primeiro modem 5G comercial, o XMM 8060, que é capaz de funcionar em redes 5G, 4G, 3G e 2G. O dispositivo também só deve começar a ser liberado no segundo semestre de 2019 e enquanto isso, as operadoras têm tempo para modernizar as suas redes.