A Samsung acaba de lançar um novo aplicativo para a sua linha de smartphones Galaxy chamado Samsung Max. O app faz o trabalho de compactar os dados recebidos pela web para economizar o plano de dados do usuário.

Se a premissa e o nome te lembram de alguma coisa, é porque o app, fundamentalmente, não é novo. O Samsung Max nada mais é do que uma reedição do aplicativo Opera Max, criado pela mesma desenvolvedora do browser Opera.

O Opera Max foi criado em 2014 com a mesma promessa, a de economizar o consumo de dados no celular. Só que em 2017, o app foi descontinuado e parou de ser atualizado. Agora, o aplicativo ressurge com um novo nome e um novo dono.

Assim como seu antecessor, o Samsung Max cria uma VPN na conexão do smartphone para compactar fotos, músicas e vídeos. Além disso, o app também tem um recurso de criptografia de dados no Wi-Fi e um “modo anônimo” para impedir rastreamento na web.

publicidade

No entanto, o aplicativo só funciona em smartphones Galaxy. Quem tem o Opera Max instalado receberá a atualização para o Samsung Max a partir desta sexta-feira, 23. Quem não tem, já pode baixar o novo app pelo Google Play.

O aplicativo também será pré-instalado nos celulares da linha Galaxy J e Galaxy A vendidos no Brasil e em outros oito países. Quem tem o Opera Max em um celular que não seja da Samsung pode esperar pela desativação do app nos próximos dias.