

A Anatel divulgou sua pesquisa anual com as operadoras brasileiras melhores avaliadas na oferta de serviços de telefonia pré e pós paga, telefonia fixa e internet banda larga em 2017.
O estudo mostra o índice de satisfação dos consumidores em relação ao serviço prestado pelas empresas de telecom, que receberam uma nota de 0 a 10 de acordo com uma série de indicadores definidos pela agência reguladora.
Confira abaixo como ficou a avaliação das operadoras nos diferentes serviços oferecidos a seus clientes ao longo do ano de 2017:
Telefonia pré-paga
Foram avaliados os indicadores de atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução, funcionamento, oferta e contratação e recarga. A operadora melhor avaliada em serviços pré-pagos foi a Sercomtel, que manteve a mesma média de 2016. A Vivo foi a única que caiu em desempenho em relação ao ano anterior, apesar de manter a mesma posição no ranking. O estudo completo pode ser visto aqui.
Telefonia pós-paga
Nenhuma operadora teve queda na satisfação geral em relação a 2016. Foram avaliados os indicadores de oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução e reparo e instalação. A Porto Seguro Conecta manteve a primeira posição com grande vantagem em relação à Vivo, que ficou com a segunda posição. A Oi foi a operadora com pior avaliação em pós-pago, assim como em pré-pago. O estudo completo pode ser visto aqui.
Telefonia Fixa
Em relação à telefonia fixa, Claro/NET e Tim foram as únicas operadoras a crescerem a nota geral, enquanto as outras caíram em relação a 2016. Foram avaliados os indicadores de oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução e reparo e instalação. O estudo completo pode ser visto aqui:
Internet banda larga
O serviço de banda larga fixa também caiu no geral em relação a 2016. Foram avaliados os indicadores de oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, capacidade de resolução e reparo e instalação. Vivo e Oi foram as únicas operadoras a apresentarem melhorias em relação ao ano anterior, enquanto todas as outras analisadas pioraram. A Brisanet foi avaliada pela primeira vez pela Anatel. O estudo completo pode ser visto aqui.