Siga o Olhar Digital no Google Discover
O mercado de criptomoedas é volátil e não precisa de grandes novidades para oscilar violentamente para cima ou para baixo. No entanto, quando há alguma notícia contrária, a reação costuma ser rápida como aconteceu agora quando o Google baniu todos os anúncios envolvendo moedas virtuais.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
A decisão é bastante similar à tomada pelo Facebook em janeiro, quando a rede social optou por vetar qualquer tipo de publicidade envolvendo criptomoedas. Na prática, isso fecha as portas para as duas principais vias para anúncios online para a Bitcoin e similares, o que dificulta a entrada de novas pessoas, o que pode prejudicar o mercado como um todo.
A decisão vem em uma época em que os ICOs (sigla para “Oferta Inicial de Moedas”) estão em alta e chamando cada vez mais atenção das autoridades e órgãos regulatórios. A prática é uma forma de startups obterem financiamento; em vez de oferecer ações e participação na empresa, são vendidos tokens, que podem ser usados em serviços da companhia, ou revendidos pelos investidores. No entanto, existem muitas fraudes e anúncios enganosos envolvendo ICOs, de forma que não é surpresa que empresas como Google e Facebook queiram se afastar desse mercado.
Como resultado, a Bitcoin, a principal criptomoeda, apresenta queda de cerca de 9% no momento em que este texto é escrito, avaliada em US$ 8.400 segundo o site CoinMarketCap. Ethereum, Litecoin, Ripple, Bitcoin Cash e tantas outras similares também apresentam quedas severas.
