A Intel anunciou nesta quinta-feira, 15, que está redesenhando seus processadores de oitava geração e os futuros chips da linha Core E Xeon para conter as falhas “Spectre” e “Meltdown”. Os processadores atualizados serão lançados já neste ano.

Spectre e Meltdown são os nomes de duas graves falhas de segurança encontradas por pesquisadores do Google e de universidades dos Estados Unidos. Elas afetam quase todos os processadores fabricados nos últimos 20 anos por diversas empresas.

Brian Krzanich, CEO da Intel, explicou em um comunicado que os novos processadores da empresa estão sendo reprojetados para lidar com as duas falhas no nível mais básico do hardware das CPUs, através de um método conhecido como “particionamento”.

“Pense neste particionamento como ‘paredes de proteção’ adicionais” que serão colocadas “entre os programas e os níveis de privilégio de usuário”, explicou Krzanich. O executivo também disse que a correção não vai afetar o desempenho dos processadores.

publicidade

Esse novo design de processadores será usado na linha Xeon Scalable (Cascade Lake) e na oitava geração do Intel Core (Coffee e Kaby Lake), que deve ser lançada na segunda metade deste ano. Quem usa processadores sem esse novo design depende de atualizações de software e firmware.

Essas atualizações servem para mitigar o problema, mas não o resolvem por completo. A Intel também disse que apenas uma das variantes da falha Spectre será corrigida com esse redesenho. A outra variante vai continuar dependendo de updates de segurança.