O sistema de transporte público do Japão já conta com trens de altíssima velocidade há alguns anos, mas, nesta semana, o país anunciou o protótipo de uma versão melhorada do seu trem-bala mais veloz, batizado de “Supremo”.

Trata-se do modelo N700S, uma atualização do N700 que consegue atingir até 300 quilômetros por hora. A velocidade, porém, não é inédita, como explica o The Verge. Outros modelos de trem-bala no Japão já são capazes de atingir a mesma máxima.

O diferencial do trem “Supremo” está por dentro. A CJR, companhia de transporte sobre trilhos do Japão, atualizou os assentos, incluindo um novo tecido, entrada para carregadores e 15% mais espaço livre para as pernas dos passageiros.

Além disso, o bagageiro também foi atualizado, com mais espaço para bagagens leves e iluminação automática. No total, o N700 Supremo consegue transportar até 1.323 pessoas acomodadas em 16 carros, dos quais 14 são reservados para passageiros.

publicidade

Por fora, o nariz do trem também foi redesenhado para reduzir os efeitos do “tunnel boom”, o alto estrondo causado por trens em alta velocidade na saíde de túneis, que se assemelha ao “sonic boom”. Ou seja, o novo trem-bala é também mais silencioso.

Por enquanto, o novo trem-bala ainda está em fase de testes. Quando estiver pronto, ele será usado no transporte de passageiros entre Tóquio e Osaka. A inauguração será em 2020, a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio.