Há um novo SSD gigantesco no pedaço. A Nimbus Data quebrou todos os recordes ao revelar ao mundo um disco de estado sólido com 100 TB de armazenamento, que tem previsão para ser lançado no terceiro trimestre deste ano.

O modelo em questão é o ExaDrive DC100, que utiliza memórias flash 3D NAND, permitindo armazenar até 20 mil filmes em HD, de acordo com a métrica da Nimbus Data, com velocidades de leitura e gravação de 500 MB/s.

É importante notar, no entanto, que esse tipo de SSD gigantesco normalmente não é voltado para um usuário comum como eu e você que lê o Olhar Digital. Esse tipo de produto é voltado para empresas, especialmente para servidores, que têm muito a ganhar com o desempenho do SSD aliado a uma grande capacidade de armazenamento. Para nós, reles mortais, esse tipo de lançamento só serve como um indicativo do futuro.

A Nimbus Data também aproveitou para colocar uma garantia de até cinco anos no ExaDrive DC100 sem qualquer restrição, o que pode ser um conforto para quem for desembolsar o alto valor pelo qual a empresa venderá o SSD. O preço ainda não foi confirmado.