O Arena Cinemas, um complexo de cinema de Zurique, na Suíça, inaugurou nesta semana a primeira sala do mundo a substituir projetores e óculos estereoscópicos por uma tela LED gigante capaz de exibir filmes em 3D.

A tela gigante é feita pela Samsung e tem 406 polegadas de resolução 4K (4.096 x 2.160 pixels). A coreana diz que a sua tecnologia garante mais brilho para as imagens em 3D e menos distorções do que telas convencionais.

publicidade

Normalmente, a tela de um cinema é feita de um tecido ou uma simples parede branca capaz de refletir a luz que é jogada sobre ela a partir de um projetor que fica do lado oposto da sala. O mesmo vale para filmes em 3D.

No caso específico de filmes em três dimensões, as imagens gravadas de duas lentes diferentes são cruzadas gerando uma ilusão de óptica que faz o espectador enxergar as texturas “saltando” para fora da tela.

publicidade

O efeito colateral disso é o tom escuro que fica sobre a imagem e as distorções que podem ser percebidas dependendo da posição do espectador em relação à tela. Além disso, muita gente sofre náusea ou tontura assistindo a esse tipo de filme.

A tela de cinema LED 3D da Samsung ainda depende de óculos especiais para gerar o efeito tridimensional, mas promete fazer isso sem sacrificar a claridade da imagem, que mantém o brilho em 48 nits (ajustável de acordo com o filme).

publicidade

A Samsung vende ainda uma outra tela LED para cinema que não é 3D, inaugurada no ano passado em um cinema da Coreia do Sul. As especificações são basicamente as mesmas. A instalação da primeira tela LED e 3D do mundo na Suíça contou ainda com a ajuda da empresa Imaculix AG.