A empresa CloudFlare, conhecida por soluções de servidores para empresas, lançou ontem um serviço público e gratuito de DNS que promete acelerar a internet de quem utilizá-lo e trazer mais privacidade durante a navegação.

Este DNS surge como alternativa aos famosos OpenDNS e Google DNS, os serviços mais utilizados para esta finalidade. Confira neste tutorial do Olhar Digital como configurar o DNS da CloudFlare em seu computador.

  1. Clique no menu Iniciar, e procure por “Painel de Controle”;

    Reprodução

  2. Clique em “Exibir o status e as tarefas da rede”;

    Reprodução

  3. Procure pelo nome de sua conexão, e clique nela;

    Reprodução

  4. Na nova janela, clique em “Propriedades”;

    Reprodução

  5. Selecione a opção “Protocolo IP Versão 4” ou “Protocolo IP Versão 6”. Na janela seguinte, marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”, e preencha os dados conforme abaixo.
    Reprodução

Em “Servidor DNS preferencial” coloque o endereço “1.1.1.1”, e no “Servidor DNS alternativo” preencha com “1.0.0.1”. Caso você utilize uma rede IPv6, o endereço primário será “2606:4700:4700::1111”, e o secundário fica como “2606:4700:4700::1001”.

Pronto, agora o seu computador está pronto para navegar utilizando o DNS da CloudFlare, que além de público é gratuito. Se precisar retomar as configurações anteriores, basta seguir até o quinto passo do tutorial e marcar a opção “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”.