As falhas Spectre e Meltdown divulgadas no começo do ano ainda estão sendo corrigidas por fabricantes, mas aparentemente nem todos os processadores da Intel vão receber atualização. Um documento da empresa indica que alguns modelos mais antigos de CPUs vão continuar vulneráveis à variante 2 da falha Spectre.

A Intel classificou como “paradas” as produções de nove famílias de processadores: Bloomfield, Clarksfield, Gulftown, Harpertown Xeon, Jasper Forest, Penryn, SoFIA 3GR, Wolfdale, e Yorkfield. No geral, são chips fabricados entre 2007 e 2011, e que não devem receber atualizações para corrigir as vulnerabilidades.

A maioria dos processadores é usado em servidores, mas alguns deles aparecem também em notebooks e desktops. É o caso da família Penryn, que é conhecida por nomes comerciais como Core 2 Duo e Core 2 Quad. Esses chips são antigos, tendo sido lançados entre 2007 e 2008.

A empresa diz que não é possível corrigir a falha de design Spectre nessas CPUs especificamente pois isso exige mudanças na arquitetura do processador. Assim, mais de 230 modelos de chips da empresa vão continuar vulneráveis à falha.

publicidade

Ainda de acordo com a Intel, outros fatores motivaram o fim das atualizações para os processadores citados, incluindo o fato de que alguns desses chips são usados em “sistemas fechados” que não estão expostos a possíveis ataques.

Divulgadas no começo do ano, as falhas Spectre e Meltdown atingem processadores fabricados nas últimas duas décadas. A Intel ainda está corrigindo seus chips – a empresa chegou a soltar uma atualização pouco depois da revelação das vulnerabilidades, mas tirou do ar por problemas que elas causavam a máquinas.