Apesar de toda a empolgação e investimentos voltados para a exploração e colonização de Marte, os cientistas ainda procuram uma solução que permita essa exploração, uma vez que o planeta vermelho é um local inóspito.

Segundo informações do CNET, os pesquisadores da NASA estão querendo desenvolver um enxame de abelhas-robôs, chamadas de Marsbees, para avaliar as condições do planeta e agilizar a exploração.

publicidade

Cada Marsbee teria o tamanho de uma abelha comum, mas com asas maiores para permitir que o dispositivo consiga pairar na atmosfera marciana. Elas seriam lançadas a partir de uma base móvel que funcionaria como um hub de comunicação e estação de recarga. 

Diferente dos robôs rovers, que acabam ficando limitados a uma quantidade de terreno que é necessário cobrir, um dispositivo voador seria capaz de expandir essa cobertura.

publicidade

A agência espacial anunciou uma rodada de investimentos na semana passada para 25 projetos tecnológicos em estágio inicial como parte de seu programa “NASA Innovative Advanced Concepts”, para transformar futuras missões de exploração humana e robótica.

O Marsbees é um dos conceitos que passarão pela rodada de investimentos, além de uma ideia de locomoção por balão e enxames de telescópios espaciais auto organizáveis.