Uma das atrações da Samsung durante a CES, maior feira de tecnologia do mundo realizada em janeiro em Las Vegas, desembarcou nesta quinta-feira, 5, no Brasil. É a Flip, uma lousa digital voltada para empresas.

A Flip substitui quadros brancos ou os famosos “flip-charts” utilizados em salas de reunião ao redor do país. O painel de LED tem 55 polegadas e é sensível ao toque, além de acompanhar uma caneta cujo toque é seguido por um sensor infravermelho.

Assim, o usuário pode desenhar, rabiscar, ressaltar dados ou escrever qualquer coisa na tela, como se fosse uma folha de papel, com a vantagem de ser digital. A desvantagem é que não dá para apoiar na tela enquanto escreve, pois o sensor confunde o toque do braço ou da mão com o da caneta.

A resolução da tela é 4K Ultra HD (3.840 por 2.160 pixels), com brilho de até 220 nits, segundo a fabricante. A Flip ainda vem com um processador quad-core, 8 GB de memória interna com duas portas USB e sistema operacional baseado em Tizen 3.0.

publicidade

O monitor pode ser deixado na vertical ou na horizontal, e ajusta a orientação do conteúdo automaticamente. Ele ainda vem com entrada HDMI e conexão Wi-Fi. O sensor de IR pode capturar a escrita não só da caneta da Samsung, mas qualquer objeto semelhante – incluindo canetas normais.

O modelo único, vendido apenas em 55 polegadas, acompanha um suporte com rodas. O preço não foi divulgado porque o produto não é destinado ao varejo ou consumidor final, mas para empresas. O valor pode mudar de acordo com a negociação da Samsung com os clientes.