A Uber anunciou nesta quarta-feira, 11, uma parceria com a startup norte-americana Getaround. Juntas, as empresas vão oferecer aluguel de carros por meio do mesmo app de corridas particulares do Uber, informou o The Verge.

O serviço vai tirar proveito de toda a base de carros disponíveis no Getaround. Ao abrir o app do Uber, usuários em São Francisco, na Califórnia, verão no mapa onde encontrar um carro para aluguel, poderão pagar e destrancá-lo com o celular.

Chamado de “Uber Rent”, o serviço está disponível, por enquanto, apenas em São Francisco. Há planos de expandir a modalidade para outras cidades dos EUA em que a Getaround atua, como Boston, Nova Jersey, Portland e a capital Washington.

Nesta semana, a Uber anunciou a oferta também de bicicletas compartilhadas. O serviço já estava disponível através de uma parceria com a startup Jump, que acabou sendo comprada pela Uber. O CEO da Getaround não descarta um desfecho semelhante para a parceria com a Uber.

publicidade

Os dois anúncios fizeram parte de um evento maior da Uber realizado nesta semana em Washington. O CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, diz que tanto as bikes quanto os carros de aluguel fazem parte do plano da Uber de disponibilizar cada vez mais meios de transporte ao usuário por aplicativo.

Dara também indicou que a Uber está trabalhando numa parceria com a startup Masabi, de Londres, que vende passagens de transporte público na capital do Reino Unido. Se a parceria der certo, o app da Uber vai poder reunir, além de carros e bikes, também ônibus e trens em um só lugar.

Nenhum destes novos serviços vale para o Brasil, por enquanto. A Uber tem planos de levar seu serviço de bikes para fora dos EUA, mas não disse quando. Globalizar o aluguel de carros, por sua vez, depende ainda de a Getaround ser comprada ou expandir para mais mercados.