A disputa pelo recorde mundial do jogo de arcade “Donkey Kong” (que também é o primeiro jogo a apresentar o personagem Mario) é mais séria do que você pode imaginar. O exemplo foi dado hoje, quando um dos recordistas teve suas marcas anuladas após uma investigação chegar à conclusão de que o feito havia sido alcançado em um emulador, e não em um arcade real.

A marca pertencia a Billy Mitchell, rapaz que chegou a estrelar o documentário “King of Kong” que apresenta a intensa competição que existe pelo recorde. Ele havia conquistado múltiplas vezes a liderança com pontuações históricas de 1.047.200, 1.050.200 e 1.062.800, mas todas as marcas foram declaradas nulas pela Twin Galaxies, associação americana que monitora essa arena competitiva e também alertou o Guinness sobre a nulidade do feito.

publicidade

A punição vem do fato de que se chegou à conclusão de que a gravação de sua pontuação havia sido registrada no MAME, um famoso software de emulação de jogos de arcade, e que poderia proporcionar vantagens indevidas a Mitchell diante dos outros competidores, que utilizam placas de circuitos não adulteradas com o jogo. Assim, Mitchell também foi proibido de disputar por outros recordes pela Twin Galaxies.

Mitchell teve seu primeiro recorde reconhecido em 1982, quando alcançou a pontuação de 886.900 em “Donkey Kong”, considerada o maior score já registrado até então. Ele manteve a liderança por décadas, até 2000, e voltou a recuperá-la em 2004. Foi então que começou uma intensa competição pela marca com Steve Wiebe, retratada no filme “King of Kong”, de 2007. Na ocasião, ele se tornou a primeira pessoa a alcançar 1 milhão de pontos no jogo. Com a anulação de todas as suas pontuações, Wiebe se torna o detentor dessa marca.

publicidade

Após ser novamente superado, Mitchell restabeleceu seu recorde em 2010 com uma pontuação de 1.062.800, superada em 2015. Pouco tempo depois, denúncias de que houve uso de emulador para alcançar os feitos fizeram com que a Twin Galaxies analisasse o caso e descartasse as pontuações de 1.047.200 e 1.050.200, embora não haja evidências o bastante para um julgamento definitivo dos 1.062.800, mas que também foi descartada com o banimento do jogador.

Atualmente, a Twin Galaxies reconhece Robbie Lakeman como o atual “rei do Kong”, com uma pontuação de 1.247.700, obtida no dia 23 de março de 2018.