Site exigia US$ 10 em criptomoedas para não vazar senhas

Daniel Junqueira12/04/2018 19h36, atualizada em 12/04/2018 19h42
20171219114007
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um site que diz agrupar senhas vazadas na internet engana usuários para forçá-los a pagar uma quantia em criptomoedas para não divulgar credenciais na web.

O site em questão imita o conhecido “Have I Been Pwned”, conhecido por avisar usuários de vazamentos que podem ter comprometido as credenciais. Mas em vez de exibir potenciais vazamentos, a versão falsa do site exige um pagamento de US$ 10 em criptomedas para não espalhar os dados de login pela web.

O site falso foi descoberto pelo jornalista Daniël Verlaan, e aparentemente usa o mesmo banco de dados de um outro serviço que avisa de vazamentos, chamado Gotcha. Horas após a divulgação do golpe pelo The Next Web, o serviço retirou o sistema de busca e passou a rodar um script de mineração de criptomoedas.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.