Marinha dos EUA é acusada de piratear software

Daniel Junqueira16/04/2018 14h43, atualizada em 16/04/2018 14h50
20170614105513
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Marinha dos Estados Unidos está sendo acusada de usar software pirata em suas instalações, além de roubar design de navios de alta velocidade. Duas empresas dizem ter propriedades intelectuais violadas pelo órgão militar em processos que correm na justiça dos EUA.

Um dos processos é movido pela empresa alemã Bitmanagement. Em 2011, a companhia licenciou 38 dópias de um software de realidade virtual para a Marinha dos EUA. Agora, ela diz que a marinha instalou ilegalmente US$ 600 milhões em softwares em mais de 500 mil computadores.

Já a empresa norte-americana FastShip acusa a Marinha de usar indevidamente um design de casco de navio de alta velocidade. Uma decisão judicial de abril de 2017 deu ganho de causa à empresa, e a marinha foi condenada a pagar US$ 6,5 milhões à FastShip. O órgão militar recorreu da decisão.

Ao Motherboard, nem a Marinha dos EUA e nem as empresas envolvidas nos processos quiseram comentar os casos.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.