O Google quer ajudar na preservação de lugares históricos do planeta, e para isso se juntou a uma empresa chamada CyArk com o objetivo de recriar essas localizações em realidade virtual.

O projeto se chama Open Heritage e vai usar uma tecnologia de varredura a laser desenvolvida pela CyArk para capturar informações sobre regiões históricas. Depois, a tecnologia do Google vai auxiliar na recriação desses ambientes em realidade virtual, permitindo que pessoas do mundo inteiro explorem os lugares a partir de computadores, dispositivos móveis e visores de realidade virtual.

Ao todo, 24 lugares de 18 países do mundo já estão disponíveis pelo programa. É o caso do templo Ananda Ok Kyaung, no Myanmar, que foi destruído em um terremoto em 2016. Com dados coletados antes do desastre, a CyArk e o Google conseguiram criar uma versão virtual do local. Além dele, palácios na Síria e ruínas de uma cidade maia no México também podem ser visitadas sem sair de casa.

É possível visitar as versões virtuais dos locais históricos pelo navegador através do site do Open Heritage, assim como em apps para iOS e Android.