EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A França vai criar um WhatsApp próprio para ser usado entre pessoas ligadas a órgãos governamentais. O anúncio foi feito na segunda-feira, 16, e visa proteger as comunicações das autoridades francesas.

O app foi desenvolvido por um funcionário público francês e já está sendo testado por alguns servidores do país. A ideia é que ele seja usado em todos os órgãos governamentais a partir do meio do ano.

publicidade

A criação do aplicativo próprio ocorre principalmente pela falta de um representante francês no mundo dos mensageiros. Apps populares como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram são hospedados em outros países, o que faz com que vazamento de informações desses servidores estrangeiros representem ameaças ao governo francês.

O recente escândalo da Cambridge Analytica, que coletou dados de usuários do Facebook indevidamente, motivou o desenvolvimento do app. “Precisamos encontrar uma forma de ter um serviço de mensagens criptografadas que não são criptografadas pelos Estados Unidos ou Rússia”, disse um representante do governo francês à Reuters.