EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O hyperloop, modelo de transporte futurista imaginado por Elon Musk, pode estar prestes a virar realidade. A HyperloopTT, uma das empresas que tenta trazer o modelo à vida real, anunciou que vai iniciar a construção da sua primeira pista comercial.

A HyperloopTT fechou uma parceria com a Aldar Properties PJSC, uma corretora de imóveis asiática, para construir 10 quilômetros de pista dos seus prometidos “trens a vácuo” na divisa entre Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

publicidade

Por que uma corretora de imóveis? Porque a pista experimental da HyperloopTT vai ser montada num terreno que pertence à Aldar. Por enquanto, não há parceria formal entre a empresa e o governo dos Emirados Árabes para o uso público desse transporte.

O plano é que a pista fique pronta em até dois anos, a tempo da Expo 2020, um evento sobre tecnologia que acontece em Dubai a partir de outubro de 2020. Se tudo der certo, a empresa vai buscar permissão para expandir o projeto no país.

Atualmente, a HyperloopTT desenvolve o primeiro protótipo do seu trem a vácuo na cidade de Toulouse, na França, que promete ficar pronto até o final deste ano. Além de uma pista comercial, a empresa vai abrir também um centro de pesquisa em Dubai.

Esta é a mesma HyperloopTT que recentemente abriu um centro de pesquisa no Brasil, em Contagem (MG). Por enquanto, porém, não há planos concretos para o desenvolvimento de uma pista de teste ou comercial do hyperloop em território brasileiro.

publicidade

Além da HyperloopTT, outra empresa que também aposta na ideia de trens a vácuo é a Virgin Hyperloop One, que tem uma pista de teste nos Estados Unidos. Ambas se baseiam numa ideia publicada por Elon Musk em 2012 para uma cápsula capaz de viajar a altas velocidades quando disparada por dentro de um tubo completamente vedado.