Mesmo que a sua operadora ofereça uma boa cobertura de internet móvel, é sempre mais fácil e econômico conectar o celular a uma rede Wi-Fi. Mas o que fazer quando seu celular fica sem 3G e você precisa muito de acesso à internet? É aí que entra o Datally, um aplicativo feito pelo Google que ajuda a encontrar redes de Wi-Fi próximas à você.

Para começar a usar o Datally, a primeira coisa que você precisa fazer é baixá-lo pelo Google Play. Na tela inicial, é só tocar em “Começar” e fornecer ao app a permissão para acessar suas chamadas telefônicas. Em seguida, você deve dizer se concorda em compartilhar com o Google os dados de uso dos seus apps e suas mensagens SMS, para que o app possa calcular melhor como você gasta sua internet. Na próxima tela, você seleciona a operadora à qual pertence o seu chip e pronto. O Datally está pronto para ser usado.

Quando estiver na rua e quiser encontrar uma rede de Wi-Fi próxima, como a de um restaurante, por exemplo, é só abrir o Datally no seu celular. Na tela inicial, toque em “Encontrar Wi-Fi” e forneça ao app permissão para acessar seu GPS. Você verá, então, uma lista com todas as redes de Wi-Fi próximas ao seu local, mesmo que elas estejam fora do alcance do Wi-Fi do seu celular. Se quiser se conectar a alguma delas, toque em “Ver rotas”. O app vai abrir no Google Maps o caminho que você precisa fazer para chegar ao Wi-Fi escolhido.

Quando estiver dentro da área de cobertura de uma rede Wi-Fi, é só tocar em “Conectar agora” e pronto. Mas lembre-se que algumas redes exigem senha ou um login especial para serem acessadas.

publicidade

Pronto. Agora você já sabe usar o Datally para encontrar redes de Wi-Fi próximas.