O Windows 10 S teve vida curta, sendo aposentado pela Microsoft meses após ser anunciado em favor de um “modo S” dentro do Windows 10 convencional. No entanto, a empresa ainda está procurando novas formas de levar ao público uma versão mais simples do sistema operacional chamada, pelo menos a princípio, Windows 10 Lean (que seria algo como “enxuto” em inglês).

A versão Lean foi descoberta por um membro do program Windows Insider, que já está testando as primeiras versões do Redstone 5, que é a atualização do Windows 10 prevista para o final do ano. O usuário do Twitter identificado como Lucan encontrou a opção de instalação diferenciada no sistema, como você pode conferir nas capturas incorporadas ao seu tweet logo abaixo.

O nome tem um motivo. A instalação ocupa 2 GB a menos em disco do que o Windows 10 Pro padrão, mas ao mesmo tempo ele não tem uma ´serie de recursos. Por exemplo: o editor de registro do sistema, conhecido também como “regedit”, não está disponível, assim como o console de gerenciamento MMC. O sistema sequer vem com papel de parede e parece não ser capaz de ler CDs e DVDs.

publicidade

A instalação Lean também não tem nada a ver com o modo S do Windows 10, apesar de serem ideias parecidas. Isso é fácil de perceber pelo fato de que o Windows Lean é capaz de rodar normalmente os aplicativos desktop win32 convencionais, como, por exemplo o Chrome, enquanto o Windows 10 S só consegue executar apps distribuídos pela Windows Store.

A questão agora é saber exatamente qual será o objetivo da Microsoft com o Windows Lean, se é que este será o nome final do recurso. As restrições parecem grandes demais em nome de uma economia de apenas 2 GB de armazenamento, especialmente quando falamos em PCs e notebooks, onde até os dispositivos mais modestos têm 256 GB de espaço. Essa situação seria mais adequada ao mobile, já que celulares costumam ter menos espaço que isso, mas não parece ser o caso.