Após alguns vazamentos e meses de promessas, o Google finalmente começou a liberar nesta quarta-feira, 25, o novo design do Gmail. O cliente de e-mail grátis mais famoso do mundo está de cara nova no navegador para PC.

Pode ser que as mudanças demorem um pouco para chegar a você, já que a atualização está sendo liberada gradativamente. Segundo o The Verge, o novo visual do Gmail será, a princípio, opcional para alguns usuários selecionados.

O novo visual tem o objetivo de deixar algumas funções mais simples. Por exemplo: a partir de agora, você pode excluir, arquivar ou encaminhar um e-mail diretamente da caixa de entrada, apenas passando o cursor do mouse sobre a mensagem.

Também dá para abrir alguns anexos, como fotos, sem ter que abrir o e-mail e nem rolar por uma longa lista de troca de mensagens. Além disso, na lateral direita da tela, você agora encontra uma nova coluna com acesso rápido a outros apps do Google. Entre eles está o bloco de notas Keep, o Calendário e o Tarefas, que acaba de ganhar um app dedicado para Android e iOS.

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Outra novidade é o uso de inteligência artificial no novo Gmail, que promete ajudar o usuário a ser mais produtivo. Um exemplo é o Smart Reply, um sistema de resposta automática que o Google já testava no app Inbox e que se adapta ao conteúdo do e-mail que você receber.

Outro exemplo é um alerta que aparece ao lado de mensagens recebidas ou enviadas há alguns dias. Esse alerta lembra o usuário de enviar uma reposta ou cobrar uma resposta do destinatário, dependendo do seu hábito em relação ao respectivo contato. Além disso, o novo Gmail vai te aconselhar a cancelar a inscrição em newsletters quando perceber que você perdeu o interesse nelas.

No Gmail para celular, em breve será possível também filtrar notificações, pedindo para que o app te alerte apenas de mensagens de certos e-mails. E dá também para aplicar uma “soneca” em alguns contatos, deixando seus e-mails em silêncio por termo determinado.

Há mudanças também no quesito segurança. A principal novidade é o novo “modo confidencial”. Com ele, você pode determinar um tempo limite de expiração para cada e-mail. Assim, a sua mensagem se tornará inacessível ao destinatário quando o tempo determinado por você acabar.

Outra novidade no modo confidencial é o IRM, sigla para “gerenciamento integrado de direitos”, em tradução livre. Isto significa que o seu e-mail pode chegar ao destinatário sem opções para copiar, encaminhar ou imprimir o conteúdo da mensagem, por exemplo.

Por fim, o novo modo confidencial permite aplicar autenticação em duas etapas para certos e-mails individualmente. Com esse recurso ativado, não basta estar logado em sua conta do Google: as mensagens de certos remetentes só serão abertas mediante uma segunda senha.

As mudanças valem tanto para usuários comuns do Gmail quanto para assinantes do pacote de produtividade para empresas do Google, o G Suite. Estes receberão os recursos antes de todo mundo, segundo a companhia.

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