A Fox tem uma ideia que vai diametralmente contra os princípios das salas de cinema. A empresa quer incentivar os espectadores a tirar o celular e usá-lo durante a sessão para um motivo específico: votar para definir qual rumo a história que se desenrola na telona deve tomar.

A empresa revelou que está desenvolvendo um filme da série de livros “Escolha sua aventura”, que traz várias histórias que podem tomar diferentes caminhos dependendo de escolhas do leitor. A ideia da Fox é transportar essa experiência para as telonas, e para isso os espectadores deverão votar nos rumos da trama por meio de um aplicativo de celular.

O anúncio foi feito durante a CinemaCon, que acontece em Las Vegas. A Fox anunciou uma parceria com a empresa Kino Industries para licenciar a tecnologia CtrlMovie, com a qual poderão ser realizados os votos. A promessa é de que as decisões do público podem influenciar a trama, o final e até mesmo a duração do filme, tudo isso sem que haja uma quebra no ritmo com uma pausa entre cenas.

A ideia pode ser interessante, mas pode trazer alguns complicadores. Os espectadores devem ter controle limitado sobre as decisões, porque uma parcela do público pode deliberadamente tomar as piores atitudes para estragar a experiência de todos. Além disso, não é uma boa ideia ter algo como um “final ruim”, como um “game over”, em uma sala de cinema, sendo que sua única opção para obter um novo final seria pagar uma nova sessão. Em um jogo de videogame ou livro interativo, basta recomeçar para tomar um novo caminho.

publicidade

A ideia de filmes interativos tem ganhado alguma força recentemente, mas é a primeira vez que alguma empresa ventila usar celulares para replicar esse conceito nos cinemas. A Netflix, por exemplo, já possui conteúdos no estilo “escolha sua aventura” voltados para crianças; a empresa também tem planos de lançar algo no estilo para os assinantes adultos, mas ainda não revelou detalhes.