O Google anunciou ontem uma novidade interessante – especialmente para desenvolvedores de aplicativos. A empresa passará a permitir o registros de sites terminando em “.app”. Já é possível verificar a disponibilidade e solicitar o registro de sites .app por meio deste link

Em 2015, o Google comprou o domínio .app por US$ 25 milhões, e desde então não era possível registrar sites com essa terminação – afinal, a empresa monopolizava todos eles. No entanto, o Google entendeu que “mesmo que você passe seus dias trabalhando no mundo de apps mobile, você ainda pode se beneficiar de um lar na rede”.

publicidade

A empresa ainda ressalta que obrigará todos os sites registrados nesse domínio a usar criptografia HTTPS. O protocolo HTTPS ajuda a esconder os dados de navegação do usuário de possíveis “bisbilhoteiros” que estejam monitorando a rede, e por isso oferece mais segurança e privacidade. A iniciativa parece ser uma tentativa do Google de ampliar o alcance desse protocolo – segundo números da Mozilla, 32% da internet ainda não utiliza o HTTPS apesar de suas vantagens. 

Como o 9to5Google aponta, páginas .app acabariam sendo alvos fáceis para qualquer pessoas que quisesse desestabilizar o funcionamento de um aplicativo web. Esse pode ser outro fator pelo qual o Google optou por tornar obrigatório o uso de HTTPS. Para os usuários do aplicativo, por outro lado, o site .app pode ser uma fonte fácil para encontrar downloads e informações confiáveis.

publicidade

Segundo o The Verge, o Google tem um programa de acesso prévio aos domínios .app até o dia 7 de maio. Nesse período, os desenvolvedores terão que pagar mais caro para registrar seus domínios antes de que eles se tornem disponíveis para o público em geral. No site, já é possível ver quais domínios .app ainda estão disponíveis.