A Microsoft liberou a “Atualização de Abril” para o Windows 10 no último dia 30, trazendo novas funcionalidades, mas também problemas para muitos usuários. Se você foi um dos que tiveram alguma incompatibilidade ou queda de desempenho no novo update, é possível voltar à versão anterior de maneira bem fácil. O próprio sistema operacional traz uma ferramenta nativa para isso.

Antes de prosseguir, é sempre recomendado que o usuário faça o backup dos seus arquivos mais importantes para evitar transtornos maiores. Embora a ferramenta que vamos utilizar prometa manter os dados pessoais intactos, é difícil garantir isso com toda certeza. Confira neste tutorial do Olhar Digital como voltar à versão anterior do Windows 10.

  1. Aperte as teclas “Win + I” para acessar a tela de “Configurações” e vá em “Atualização e Segurança”;

    Reprodução

  2. Acesse a guia “Recuperação” e em “Voltar para a versão anterior do Windows 10”, clique em “Começar agora”;

    Reprodução

  3. Marque a opção pela qual você está desinstalando a atualização e clique em “Avançar”;

    Reprodução

  4. O Windows agora oferecerá a opção de procurar por uma nova atualização, clique em “Não, obrigado”;

    Reprodução

  5. Agora, você receberá o aviso de que alguns apps novos podem ser perdidos, clique em “Avançar”, e na mensagem seguinte em “Avançar” novamente;

    Reprodução

  6. Por fim, clique em “Voltar para versão anterior”.

    Reprodução

Após você completar o processo, a máquina será reiniciada e pode demorar um pouco até chegar ao Windows. Antes de efetuar todos estes passos, é recomendado que você faça um backup dos arquivos importantes em que tenha trabalhado após a atualização.