Quando você está utilizando o computador mas não está necessariamente na internet, pode ser uma experiência desagradável abrir o navegador ou um jogo online e descobrir que está sem conexão.

No Windows, por padrão, você só percebe que ficou sem conexão ao notar o ícone de exclamação que no recurso do Wi-Fi ao lado do relógio. Mas, é possível criar um alerta no Windows ao ficar sem conexão com a internet.

Para realizar a tarefa deste tutorial recorremos a um programa gratuito, mas antes vamos obter um som a partir do próprio Windows para escutar o alerta, além de criar um arquivo para exibir a mensagem de que ficamos sem internet.

Obtendo o som do Windows

publicidade
  1. Aperte as teclas “Windows + R”, digite “C:\Windows\Media” e aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Selecione um dos arquivos WAV que será tocado ao cair a internet;

    Reprodução

  3. Crie uma pasta no seu HD, copie o arquivo nela e renomeie ele para o nome “Sem internet” ou outro nome apenas para identificá-lo.

    Reprodução

Criando uma notificação

  1. Abra o “Bloco de notas” do Windows;
  2. Cole o seguinte texto: x=msgbox(“Sem conexão com a internet”);

    Reprodução

  3. Salve o arquivo com a extensão VBS conforme a imagem abaixo. Não se esqueça de mudar o campo tipo para “Todos os arquivos.

    Reprodução

Configurando o programa

Agora que temos um arquivo de som definido e um pequeno script para a exibir a mensagem prontos, precisamos configurar o programa que checará a nossa conexão com a internet. Siga os passos:

  1. Baixe o programa através deste link e extraia o arquivo “NetSNSOR” do ZIP na pasta em que você copiou o arquivo de som do Windows e salvou o script;

    Reprodução

  2. Execute o programa como administrador ao clicar com o botão direito nele;

    Reprodução

  3. Na guia “Enter Details”, defina o arquivo de notificação no primeiro campo e o de som no segundo campo ao clicar no botão com “três pontos”. Já no último campo, defina o intervalo de tempo em minutos para que o programa faça a checagem de conexão com a internet;

    Reprodução

  4. Feita as configurações do passo acima, clique em Save. Caso queira que o programa se inicie junto ao Windows, clique em “AutoStart”;
  5. Agora que as configurações para os arquivos que criamos já estão prontas, basta colocar o programa para rodar ao clicar em “Start/Stop” na guia “Status.

    Reprodução

A interface do programa pode ser um pouco incômoda para ficar aberta sempre. Se for de sua preferência, você pode clicar em “Background Mode” para que o programa continue rodando, porém apenas com um ícone adicionado ao lado do relógio.

Reprodução