EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O menu Iniciar do Windows 10 permite que o usuário fixe aplicativos e jogos para acessá-los mais rapidamente. No entanto, o que fazer quando se deseja abrir um arquivo utilizado frequentemente? Embora o sistema não ofereça suporte oficial para isso, é possível contornar essa limitação em poucos passos.

Para fixar um arquivo no menu Iniciar, precisaremos usar o editor de registros do sistema. Como a operação pode oferecer riscos, se não feita conforme indicarmos, sugerimos que o usuário crie um ponto de restauração para evitar qualquer problema. Confira neste tutorial do Olhar Digital como fixar um arquivo no menu Iniciar do Windows 10.

publicidade
  1. Aperte as teclas “Win + R” de uma vez só para abrir a tela do “Executar”;
  2. Digite “regedit” sem as aspas e aperte “Enter”;

    Reprodução

  3. No editor de registros do Windows, vamos procurar o caminho “HKEY_CLASSES_ROOT\*\shellex\ContextMenuHandlers” na coluna da esquerda;

    Reprodução

  4. Dê um clique com o botão direito do mouse na pasta do “ContextMenuHandlers”, dê e vá em “Novo > Chave”;

    Reprodução

  5. Coloque o nome “Adicionar ao menu iniciar”;

    Reprodução

  6. Na coluna da direita, dê um clique duplo onde está escrito “(Padrão”). E então, copie e cole este código no campo valor: {470C0EBD-5D73-4d58-9CED-E91E22E23282} e dê OK.

    Reprodução

Com estes passos você já deve conseguir enviar os seus arquivos para o menu iniciar ao clicar sob o arquivo com um clique do botão direito do mouse. Entretanto, é necessário fazer este processo em um atalho do arquivo ao invés de fazer diretamente nele. Para isso, basta clicar com o botão direito em qualquer arquivo e clicar em “Criar atalho”.

Reprodução

Agora, ao clicar em qualquer atalho criado para um arquivo você terá a função “Fixar no menu iniciar”. Neste momento, você já pode deletar o atalho que criou para fixar o arquivo no Menu Iniciar.

Reprodução

publicidade

Pronto! Seus arquivos que foram enviados para o “Menu Iniciar” sempre estarão ali em um clique no seu lado direito.

Reprodução

Se você não quiser mais esta opção no menu de contexto do Windows, tudo o que você precisa fazer é abrir novamente o editor de registros do Windows e apagar a pasta criada “Adicionar ao menu iniciar”.