Durante a Build 2018, a Microsoft revelou uma série de novidades, embora muitas delas sejam voltadas para desenvolvedores. Para o público final, a maior novidade é um aplicativo chamado Your Phone, que visa espelhar o seu celular na tela do Windows 10 e permitir interagir com o aparelho sem precisar pegar o telefone na mão.

Inicialmente, usuários poderão sincronizar mensagens de texto, fotos e notificações na tela do PC, sem precisar ativar o celular, desbloqueá-lo e procurar pelo conteúdo. A ferramenta também inclui uma função drag-and-drop, que permite arrastar imagens salvas no celular direto para um documento que você esteja editando no Word no seu PC, por exemplo.

publicidade

O recurso vai funcionar tanto com o Android quanto no iOS, embora usuários da plataforma do Google tenham vantagem diante da maior abertura do sistema, que proporcionará maior integração com o PC.

Inicialmente, o Your Phone parece ter seus recursos limitados à interação com funções específicas do celular, especificamente com SMS, fotos e notificações. Ainda não se sabe se a empresa pretende expandir as funcionalidades para espelhar a tela inteira do celular no PC, o que permitiria, de fato, deixar o smartphone de lado e usá-lo somente pelo computador.

publicidade

O aplicativo Your Phone já pode ser encontrado na Windows Store, mas ele não vai funcionar se você estiver rodando a versão padrão do Windows 10. O aplicativo só vai estar funcional para os usuários que fazem parte do Windows Insider, um grupo de entusiastas que recebem funcionalidades antecipadas e versões experimentais do Windows para testes para ajudar a Microsoft a desenvolver o sistema com comentários e opiniões construtivas. Esse público já começou a testar o “Redstone 5”, a próxima grande atualização do Windows 10 que deve ser lançada no segundo semestre.

A empresa já admitiu a derrota com o Windows 10 Mobile, sistema operacional que oficialmente não receberá mais recursos novos, com as únicas atualizações previstas de agora em diante voltadas para estabilidade e segurança. Desde então, a Microsoft tem se focado em aproximar a base de usuários do Android e do iOS de seu ecossistema nos PCs. Não à toa a Build 2018 também foi usada para anunciar a chegada da Linha do Tempo para Android e iOS.