Conectar seu celular – ou seu notebook mesmo – a uma rede Wi-Fi é uma ótima forma de economizar no plano de dados. Mas é seguro se conectar e navegar na internet em todas elas? Nem sempre.

Por isso, é sempre importante seguir algumas dicas básicas para manter seus dados e seus aparelhos protegidos. O Olhar Digital separou algumas orientações para navegação segura em redes sem fio públicas – confira abaixo:

Seis dicas para se manter protegido em uma rede Wi-Fi pública

Não confie em redes totalmente abertas – e nem totalmente nas redes com senha

Um cibercriminoso pode usar uma rede totalmente aberta como “isca” para atrair pessoas e monitorar as atividades, como sites visitados e até senhas digitadas, de quem se conectar. Mas mesmo as redes fechadas podem trazer riscos, já que um criminoso pode simplesmente copiar o SSID (o “nome” da rede) e a senha de um Wi-Fi público já conhecido para fazer as pessoas se conectarem sem desconfiar.

Evite acessar sua conta de banco em um Wi-Fi público

A dica vale também para serviços que têm informações sensíveis. O recomendado é optar pelo 3G ou 4G nessas horas. Assim, elimina-se ao menos o risco de interceptação dos dados em uma rede infectada.

publicidade

Prefira sites com HTTPS

Um cadeado verde na barra de endereços e um HTTPS no começo da URL indicam que a página usa a tecnologia de SSL (ou Secure Sockets Layer) na conexão – ou seja, criptografa toda a comunicação entre o dispositivo do usuário e o servidor ao qual ele está transmitindo informações.

Assim, mesmo que o cibercriminoso intercepte a conexão, se deparará apenas com conteúdo cifrado. Mas os níveis de proteção do HTTPS variam de acordo com o certificado atribuído ao site e à empresa que o emitiu, então mesmo a presença de um cadeado verde não é garantia de 100% de segurança.

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular

Em um notebook, desative o compartilhamento de arquivos via rede

Dessa forma, ninguém consegue acessar eventuais documentos sensíveis salvos no seu HD. O recomendado é usar esse recurso de compartilhamento apenas em redes privadas.

Ative a verificação em duas etapas em qualquer serviço compatível

O recurso adiciona uma camada extra de proteção às contas ao exigir, além da senha, um segundo código (gerado via app ou recebido por SMS) ou confirmação na hora de fazer login. Assim, caso os passos acima falhem, um cibercrimonoso que tenha conseguido sua combinação ainda vai precisar de algo além dela para conseguir acessar seu perfil em uma rede social, por exemplo.

Se, por exemplo, ele tiver a senha do seu email, ele ainda via precisar do código de verificação que você só recebe pelo celular.

Considere usar uma VPN

Os serviços de redes virtuais privadas “isolam” tudo o que você faz na internet de bisbilhoteiros, criptografando dados e informações trocados entre seu aparelho e um servidor na web. Normalmente, porém, eles são pagos, mas alguns serviços oferecem planos gratuitos – ainda que limitados a alguns GB de tráfego.

Há VPNs gratuitas de empresas confiáveis, como a do navegador Opera, mas é preciso ficar atento a outras opções menos conhecidas porque o histórico não é dos melhores.