A Apple pode estar planejando trazer o TouchID de volta aos iPhone sob os displays do smartphones. Segundo rumores, a empresa estaria desenvolvendo um leitor de digitais ultrassônico capaz de identificar o usuário a partir do toque na tela. A solução poderia ser usada como uma alternativa ao FaceID, lançado no iPhone X, que desagradou boa parte dos consumidores da marca.

Embora leitores de impressões digitais sob a tela não seja algo inédito, a Apple estaria trabalhando em uma tecnologia diferente do que as usadas atualmente por empresas chinesas. Nas versões convencionais, o equipamento tem sensor óptico que usa luz refletida para reconhecer o formato das impressões de digitais na tela. Já a tecnologia ultrassônica da Apple é capaz de capturar detalhes da pele do usuário, sendo mais precisa do que a concorrente, conforme publicou o site Phone Arena.

publicidade

Além da fabricante de iPhone, a Samsung e a Qualcomm também estariam investindo no desenvolvimento desta tecnologia para lançamentos futuros. O primeiro smartphone da empresa sul-coreana com um sensor de digitais ultrassônico seria o Galaxy S10, que deve ser lançado em 2019 com diversos recursos adicionais para comemorar os 10 anos da linha premium da Samsung.

Voltando para a Apple, ainda não há detalhes de quando a empresa pretende adotar o sensor ultrassônico em seus smartphones. No entanto, é provável que isso só aconteça a partir de 2019, já que a ausência do recurso no próximo iPhone é praticamente certa.