O Google Fotos ganhará uma funcionalidade que ajuda aos usuários a encontrar suas fotos preferidas. Trata-se do botão “Favorito”, que permite que a pessoa tenha acesso às imagens marcadas em um único lugar na guia de visualização de álbuns. Outra novidade é a possibilidade de enviar uma curtida para o conteúdo compartilhado dentro do aplicativo.

A função de “Favoritos” funciona da seguinte forma: ao abrir uma imagem no aplicativo, o usuário verá um ícone de estrela no topo superior direito da tela. Ao tocar sobre o botão, a foto será salva dentro de uma coleção específica no guia de álbuns. A ideia é que seja mais fácil encontrar suas fotografias preferidas, sem que seja necessário usar a função de pesquisa ou ficar deslizando o dedo na tela por um longo tempo.

Outra novidade que chegará ao aplicativo de imagens é o botão de “Curtir” em forma de um coração. Esta opção aparecerá sempre que alguém compartilhar uma imagem com você dentro do próprio aplicativo, servindo também como uma forma de interação para confirmar o recebimento. É possível curtir cada foto individualmente ou até mesmo um álbum completo.

De acordo com o Google, os botões de Favorito aparecerá apenas nas fotos da sua galeria, estejam elas na nuvem ou no armazenamento interno do aparelho. Para poder salvar uma imagem compartilhada dentro do aplicativo, o usuário terá primeiro que copiar o arquivo para a sua biblioteca para, enfim, marca-lo com estrela.

publicidade

Apesar do anúncio oficial, o Google não revelou uma data específica para a chegada das novas funcionalidades. No perfil do Google Fotos no Twitter, a empresa disse apenas que os recursos serão liberados esta semana.