O torrent é uma das tecnologias mais utilizadas para compartilhamento de arquivos na internet. Se você usa um celular Android, não é preciso recorrer ao PC para fazer o download de conteúdo disponibilizado nestas redes descentralizadas. Afinal, há aplicativos específicos disponíveis na Play Store para fazer essa tarefa. Veja como proceder neste tutorial do Olhar Digital.

– O uso de torrent é ilegal?

Embora as redes de distribuição de arquivos por torrent sejam muito associadas à pirataria, é preciso fazer uma distinção importante. Em primeiro lugar, o torrent nada mais é do que uma rede peer-to-peer (P2P), que torna o compartilhamento de arquivos mais fácil ao dispensar o uso de um servidor central e fazer o compartilhamento entre usuários. Ou seja, o conteúdo é passado de uma pessoa para outra sem que seja necessário gastar para colocar esses dados em algum lugar na internet.

Diversas empresas e comunidades usam as redes P2P de forma legal. No Windows 10, por exemplo, a Microsoft começou a usar essa tecnologia para distribuir atualizações mais rápidas entre computadores conectados a uma mesma rede. O mesmo vale para algumas ROMs do Android, aplicativo de sincronização entre dispositivos, distribuições Linux, entre outros.

publicidade

O que é considerado ilegal, porém, é a distribuição de conteúdo com propriedade intelectual. Ou seja, se você usar a tecnologia para baixar músicas, filmes, jogos ou qualquer outro arquivo sem pagar aos artistas e donos dos direitos da obra, isso será um crime. Portanto, seja justo e cuidadoso antes de baixar qualquer coisa através de torrent. Feitas essas ressalvas, vamos lá:

Como fazer download de torrent

  1. Realize o download do Flud através da Play Store;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, conceda as permissões necessárias;

    Reprodução

  3. Na mensagem que aparecer dizendo “Somente Wi-Fi”, deixe esta opção marcada e dê um toque em “Ok”.

    Reprodução

O último passo dos procedimentos acima é opcional, mas é recomendada deixar esta opção habilitada para você não esgotar a franquia de seu plano de dados rapidamente. Depois que o aplicativo já está configurado, é possível iniciar qualquer download de torrent com ele ao utilizar um link magnet ou ao abrir o link de um arquivo torrent em seu navegador.

Reprodução

Ao início de cada download no Flud, será solicitado que você escolha onde o arquivo ficará armazenado. Por uma questão de espaço e para evitar problemas no armazenamento interno, recomendamos armazenar os arquivos no cartão micro SD sempre que possível.

Reprodução

Pronto! Agora é só iniciar o download e aguardar até que o arquivo seja totalmente baixado para o seu celular.