A Microsoft está pesquisando como os transplantes cerebrais podem ajudar a aumentar a inteligência das pessoas. No entanto, segundo informações da CNBC, a tecnologia não é para todo mundo, mas sim para ajudar com deficiências.

Durante a feira Ability Summit, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, explicou que a empresa está trabalhando em um dispositivo capaz de ajudar pessoas com síndrome do encarceramento, um distúrbio neurológico raro que causa paralisia de todos os movimentos do corpo, com exceção dos olhos.

publicidade

Nadella não comentou detalhes sobre a tecnologia que está sendo desenvolvida, mas explicou que o implante é capaz de detectar a atividade cerebral do usuário, o que pode ser usado em conjunto com um software de comunicação. 

Além disso, desde 1991 a Microsoft pesquisa em como a tecnologia pode ajudar em casos de deficiência e, até junho do ano passado, 32% dos funcionários da companhia se dedicavam à pesquisa e desenvolvimento de produtos de acessibilidade.

publicidade

Nos últimos anos, a empresa já anunciou uma série de projetos, como o Seeing AI, um aplicativo que usa inteligência artificial para descrever cenas para pessoas com dificuldades visuais. Recentemente, a companhia também anunciou o Xbox Adaptive Controller, que permite que pessoas com deficiências conectem controladores adaptativos ao seu console de jogos.