A Intel aproveitou a Computex 2018 para revelar um novo processador, ainda sem nome, de 28 núcleos e com frequência de até 5 GHz. A empresa não deu muitos detalhes sobre o chip – nem mesmo o nome foi citado. No entanto, já se sabe que a peça ocupará apenas um soquete e deverá ser lançada até o final de 2018, de acordo com o Engadget.

O processador não é o primeiro da marca a ter tantos núcleos. A empresa lançou, no terceiro trimestre do ano passado, o Xeon Platinum 8176 com a mesma quantidade. A peça dedicada a servidores, no entanto, tem uma frequência máxima bem mais baixa do que a prometida pelo novo chip, chegando a até 3,8 GHz no turbo.

Comparado a um processador voltado para o consumidor final, o modelo da Intel deve deixar para trás, ao menos na contagem de núcleos, os 16 do Threadripper 1950X da AMD e os 18 do i9-7980XE da própria empresa. O preço do chip de 28 núcleos não foi revelado, mas levando em conta que esse i9 custa cerca de 2.000 dólares (mais de 7.500 reais na conversão direta), é de se esperar que o valor não seja dos mais acessíveis.