O WhatsApp e o Telegram são os principais aplicativos para entrar em contato com as pessoas. Com a disputa por usuários mais acirrada, o mensageiro adquirido pelo Facebook começou a implementar recursos vistos no concorrente, tais como tocar um vídeo do YouTube sem sair do app, versão web, administradores de grupos e outros. Veja abaixo uma lista com as funções que o WhatsApp ainda não copiou do Telegram:

Proteger por senha

publicidade

Um recurso importante para privacidade que está somente no Telegram é a proteção por senhas. Quando ativada, o uso do aplicativo só é liberado após entrar com um PIN Code. Esta função funciona de forma independente do bloqueio do sistema.

Reprodução

publicidade

Canais públicos

Além dos tradicionais grupos, no Telegram existem os canais, onde apenas os seus criadores ou administradores podem realizar postagens. Além disto, eles podem ser públicos, o que os deixam disponíveis para serem encontrados na internet ou serem compartilhado através de um link.

publicidade

Reprodução

Existem até mesmo alguns sites na internet dedicados exclusivamente para a divulgação deles. O WhatsApp até trouxe uma função para silenciar membros de um grupo, mas eles ainda são privados e não funcionam como os canais do Telegram.

publicidade

Versão desktop independente

Para que o WhatsApp funcione corretamente no PC, é necessário escanear um QR Code com o celular e mantê-lo ligado para continuar a receber mensagens. Já no Telegram, por seu sistema utilizar um login e senha, como visto em outros serviços comuns, não é preciso o uso de um aparelho extra para que ele funcione em outra plataforma.

Reprodução

Browser embutido

Ao receber um link no Telegram, além de ter uma simples prévia de seu conteúdo, não é necessário abri-lo em um navegador externo. Ele mesmo conta com um navegador que abre os sites, podendo voltar para a conversa rapidamente. O processo acaba sendo similar ao que ocorre no Messenger do Facebook para Android ou iOS.

Reprodução

Stickers

O Telegram, tal como o WhatsApp, traz a opção para utilizar os emojis comuns de seu aparelho. Além deles, o aplicativo também possui Stickers, incluindo uma opção para fazer downloads de pacotes adicionais.

Reprodução

Bots

O Telegram conta com um recurso chamado de bots, que na verdade funcionam como pequenos aplicativos para diferentes fins. Por exemplo, podem ser citados bots para: rastrear uma encomenda, fazer downloads do YouTube e executar jogos sem precisar sair do aplicativo.

Para conferir alguns dos bots disponíveis, você pode visitar o site Storebot.me.

Reprodução

Temas

Diferente do que ocorre no WhatsApp, o Telegram traz por padrão 3 temas que alteram a sua aparência com outras cores, além de possuir um modo noturno.

Reprodução

Se as opções padrões não lhe agradarem, você pode criar um tema definindo cores para cada parte ou ação do programa.