Nesta semana, a gigante chinesa Huawei anunciou que está preparando seu retorno ao mercado de smartphones no Brasil. Nesta quinta-feira, 7, descobrimos qual será o primeiro lançamento da marca neste retorno.

Trata-se do P20 Pro, um aparelho top de linha que conquistou o mercado internacional com elogios da imprensa especializada e notas altas em testes de desempenho. Ele é conhecido por liderar o ranking das melhores câmeras de smartphone do mundo.

A confirmação veio de Pedro Branco, líder de marketing de produto da Positivo, durante um encontro na sede do Google nesta quinta em São Paulo, ocasião em que a empresa brasileira também revelou os primeiros smartphones com Android Go no país.

A Positivo é parceira da Huawei neste retorno ao Brasil. Branco contou ao Olhar Digital que a empresa brasileira venceu uma disputa com outras concorrentes para cuidar da distribuição, venda e logística de varejo dos smartphones da Huawei no país.

publicidade

A Positivo também já distribui celulares da marca Quantum e notebooks da Vaio, além dos produtos de marca própria. A princípio, o P20 Pro será importado, mas há planos de fabricar localmente os smartphones da Huawei no longo prazo.

Branco confirmou que o P20 Pro deve ser lançado em agosto, mas a data exata ainda pode mudar, e será anunciada oficialmente nas próximas semanas. Além do smartphone de câmera tripla, a empresa prepara o lançamento de um segundo celular top de linha que não foi divulgado.

Na China, a Huawei também vende o Mate 10 Pro na mesma categoria – nós testamos este aparelho na CES 2018, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas todo ano (confira aqui). Mas ainda não se sabe se este é o segundo lançamento da Huawei no retorno ao Brasil.