EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Uma investigação antitruste feita na Europa envolvendo o Android está perto de ser finalizada, e o Google deve ser condenado a pagar uma multa bilionária nas próximas semanas.

A Comissão Europeia investiga alegações de concorrentes do Google de que a empresa usa o Android para abusar do seu domínio de mercado. A empresa é acusada de limitar o acesso à Google Play Store caso fabricantes não incluam apps como o Chrome e a busca do Google em seus celulares, o que pode ter violado regras antitruste na Europa.

publicidade

De acordo com o The Financial Times, uma decisão sobre o caso vai ser divulgada em julho, e dependendo de qual for a conclusão das autoridades europeias, o Google pode ter que pagar uma multa bem pesada que pode chegar a 11 bilhões de euros (cerca de 50 bilhões de reais).

Além da questão financeira, as investigações europeias podem forçar alterações no modelo de negócios do Google em relação ao Android, e a Comissão Europeia pode forçar a empresa a parar de incorporar seu motor de busca ao sistema operacional móvel.

No ano passado, o Google também foi condenado por práticas antitruste e teve que pagar uma multa de 2,7 bilhões de euros por prejudicar rivais e promover seus próprios serviços nos resultados de busca.

publicidade