No começo da semana passada, a Intel chacoalhou o mercado com a notícia de que estava preparando um processador de 28 núcleos com frequência de até 5 GHz, com direito a demonstração ao vivo durante a feira de tecnologia Computex 2018.

No entanto, “no calor do momento”, a empresa aparentemente “esqueceu de avisar” algumas coisas a respeito do chip, que não teve nome e nem mais detalhes revelados. Para começo de conversa, o processador não vai ser vendido com clock máximo de até 5 GHz.

O que a empresa esqueceu de avisar, nas palavras de um porta-voz ouvido pelo Tom’s Hardware, é que o processador rodando a 5 GHz na Computex estava em overclock extremo, o que exigiu até um resfriador industrial para que a máquina não derretesse no palco.

O resfriador de água em questão consome até 1.000 W de energia. Somando isso aos 1.300 W consumidos pela fonte de alimentação da máquina que rodava o processador, o consumo total de energia da demonstração na Computex pode ter chegado a 2.300 W.

publicidade

Ou seja, é muito mais energia do que um usuário comum espera consumir com seu PC. O que nos leva a outro detalhe que a Intel “esqueceu” de esclarecer: o processador de 28 núcleos não será destinado a gamers, como a empresa havia sugerido na apresentação, informou o Ars Technica.

Na verdade, o processador será voltado a estações de trabalho e empresas. Ele foi fabricado no processo 14 nm++ e usa apenas um soquete – isto, sim, era verdade. O soquete em questão é o LGA3647 (de 3.647 pinos), que, além de bem grande, é compatível com processadores Xeon.

O processador não é o primeiro da Intel a ter tantos núcleos. A empresa lançou, no terceiro trimestre do ano passado, o Xeon Platinum 8176 com os mesmos 28 núcleos, frequência máxima de 3,8 GHz com turbo e custando US$ 8.719, indicando o que devemos esperar deste novo processador.