Não vai mais ser possível instalar extensões no Google Chrome sem ser a partir da loja oficial do navegador. A mudança foi anunciada pelo Google, que visa garantir a segurança dos usuários do browser.

Atualmente, desenvolvedores podem oferecer a opção ao usuário um link em seu site para iniciar a instalação de uma extensão. Não vai mais dar para fazer isso. “Continuamos recebendo um grande volume de reclamações de usuários sobre extensões indesejadas fazendo a experiência do Chrome mudar inesperadamente”, escreveu o gerente de produto de extensões do Chrome, James Wagner.

Para evitar mais transtornos aos usuários, o Google decidiu não dar mais essa opção aos desenvolvedores, e agora as extensões só poderão ser instaladas no navegador a partir da loja oficial.

Apesar da medida visar a segurança dos usuários, não há como garantir que de fato a navegação vai ficar mais protegida de possíveis golpes. Uma série de extensões falsas estão conseguindo entrar na loja oficial do navegador, prejudicando a navegação de milhares de usuários do Chrome.

publicidade

O bloqueio a extensões externas começa a partir de 12 de setembro – a partir dessa data, usuários vão ser redirecionados para a Chrome Web Store quando clicarem em um link para instalar um add-on. A partir de dezembro, o recurso vai ser completamente removido.