O Windows é o sistema mais utilizado em computadores e a, cada nova versão, o desempenho tende a se deteriorar nas máquinas antigas. O Linux também sofre deste problema, mas contém algumas versões modificadas para funcionar mantendo um bom desempenho nestes casos. Confira abaixo a seleção do Olhar Digital com algumas destas distribuições.

Apesar de ter funcionamento diferente do sistema da Microsoft, as distros listadas abaixo são simples de serem utilizadas e possuem lojas integradas ao sistema para obter aplicativos que não vêm pré-instalados.

O que é possível fazer com o Linux?

Como dito acima, o Linux é um sistema bem diferente e talvez você demore um pouco até se adaptar a ele. Ao ser usado em computadores antigos, ele funcionará bem em tarefas como navegar na internet, fazer trabalhos acadêmicos etc. Caso você esteja querendo jogos, assistir filmes e realizar outras tarefas mais específicas, pode ser que encontre alguma dificuldade.

publicidade

Ainda assim, é preciso dizer que existem outras distribuições mais completas e que os sistemas Linux possuem outras ferramentas poderosas, sendo considerado em muitos casos a opção ideal para quem busca segurança ou trabalha com redes, desenvolvimento de sites ou programas etc.

Seleção de distros

Feita as ressalvas acima, segue abaixo a lista com a seleção das distribuições mais leves do Linux. Algumas das opções listadas disponibilizam uma versão em LiveCD para serem testadas sem a necessidade de serem instaladas. Veja:

Tiny Core

Este sistema é uma das menores distribuições existentes do Linux contando com tamanhos a partir de 16 MB. Para rodar, o seu requerimento é ter ao menos 128 MB de memória RAM, algo que todos os computadores de 2000 em diante já possuem, e uma conexão Wi-FI.

Reprodução

Junto com a sua instalação, ele traz um editor de textos, gerenciador de conexões e a sua loja de aplicativos, além do painel de controle para configurações básicas do sistema.

Puppy Linux

O Puppy Linux é uma das alternativas mais tradicionais para quem possui uma máquina antiga. Ele pode ser testado como um liveCD antes de concluir a instalação e as suas ISOS pesam entre 208 a 234 MB.

Reprodução

Vale mencionar que ele está disponível em três versões diferentes, que mudam o Linux utilizado como base. Fica como recomendação obter o Xenialpup, que é a versão mais atualizada e traz a mesma loja de aplicativos do Ubuntu.

Peppermint

Esta distribuição também utiliza o Ubuntu como sistema base e o Cinammon para ambiente gráfico. Um de seus recursos exclusivos que chamam a atenção é o Ice para integrar sites como se fossem aplicativos do sistema.

Reprodução

O Peppermint está disponível em versões 32 e 64 bits que pesam 1.2 GB cada.

Bodhi Linux

Contando com o ambiente gráfico Enlightenment esta é uma das distribuições que não abre mão de um visual bonito, mas conta com uma excelente performance.

Reprodução

Mais uma vez, o sistema é uma modificação do Ubuntu, que traz a sua loja integrada com diversos aplicativos disponíveis. Para rodá-lo, é necessário ter ao menos 256 MB de memória RAM e 4 GB de espaço livre.

CrunchBang++

Trazendo muitos aplicativos pré-instalados, esta é uma das opções de utilização mais fácil para quem quer iniciar no Linux. O sistema base utilizado é o Debian 9 com o Openbox de ambiente gráfico.

Reprodução

O seu download está disponível em versões 32 e 64 bits e pode ser testado como um liveCD antes de ser instalado.