Mesmo antes de se eleger presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmava que as empresas norte-americanas deveriam incentivar a produção nacional e fabricar os seus produtos no país ao invés de usar a mão de obra barata da Ásia. Agora, parece que o presidente está com um discurso mais brando.

Segundo informações do The New York Times, após o governo norte-americano afirmar que vai passar a taxar produtos vindos da China, Trump prometeu para o CEO da Apple, Tim Cook, de que os iPhones fabricados fora do país não sofreriam com tarifas de importação.

Ainda assim, a Apple está preocupada com a possibilidade de retaliações vindas da China, como atrasos na cadeia de suprimentos e vantagens para produtos locais, o que pode prejudicar os negócios da empresa. Hoje, a China é responsável por US$ 50 bilhões do faturamento anual da Apple, o que representa cerca de um quarto do faturamento total da empresa.

Cook, na verdade, vem trabalhando como pacificador nas questões econômicas entre os Estados Unidos e China. O executivo está participando de eventos políticos no país asiático e da Conferência Mundial da Internet, que aconteceu um Pequim.

publicidade

Além disso, ele também está participando de reuniões na Casa Branca para lembrar Trump de que a empresa já se comprometeu a contribuir com US$ 350 bilhões para a economia norte-americana nos próximos cinco anos. A empresa também pode construir fábricas nos Estados Unidos.