Ao utilizar uma smart TV você precisa de um controle remoto para acessar menus, trocar de canais e interagir com as demais funções do aparelho. O problema é que a usabilidade de alguns modelos de TVs com internet ainda deixam a desejar em relação à experiência de uso do celular.

Esta limitação pode ser contornada facilmente. Com um aplicativo gratuito que pode ser obtido na Google Play, é possível transformar qualquer smartphone Android em controle remoto de uma smart TV. Veja a seguir como realizar esta tarefa:

  1. Conecte o smartphone e a smart TV na mesma rede Wi-Fi;
  2. No Android, baixe o aplicativo Peel Universal Smart TV Remote Control através da Google Play;
  3. Ligue a televisão e abra o aplicativo que acabou de baixar no Android;
  4. Clique em iniciar, digite o CEP de onde está e selecione a operadora de internet que utiliza;

    Reprodução

  5. Toque no ícone amarelo representado por um “controle remoto” e clique no “botão de volume”;

    Reprodução

  6. Entre com o código que aparece na TV no Android e toque em “Pair”.

    Reprodução

Agora você já pode controlar a smart TV pelo Android, lembrando que usando o celular como controle remoto, o alcance para enviar comando é maior do que em um controle convencional.

Em nossos testes, o aplicativo se comportou bem e realizou todas as funções básicas sem erros. Entretanto, fica o aviso: o aplicativo não consegue ligar a TV, apenas desligá-la.

publicidade

Extras do programa

Além de fazer o papel de controle remoto, o aplicativo também traz um guia de programação de acordo com a operadora escolhida durante a configuração, sendo possível até definir lembretes para não perder um programa.

Para que esta opção funcione corretamente é necessário que a TV esteja configurada para navegar diretamente nos canais da TV a cabo.