O Windows 98 faz 20 anos nesta segunda-feira, 25, tendo sido uma das versões mais queridas do sistema operacional da Microsoft, disponibilizado em 40 países. Apesar de o Windows 98 ter sido desenvolvido para aprimorar a versão anterior do sistema, o software foi além das expectativas e teve impactos positivos para a empresa de Bill Gates.

O sistema operacional foi o sucessor do Windows 95, lançado três anos antes e responsável por grandes mudanças no software, incluindo o suporte 32 bits e a interface de usuário, com a barra de tarefas e o menu “Iniciar”. Mas, como nem todo sistema é perfeito, o Windows 98 implementou uma série de ajustes para resolver os vários bugs que haviam no funcionamento interno do Windows 95. 

Com isso, o desempenho melhorou de uma forma geral, além de o sistema ser mais estável que a versão anterior. O software também melhorou a compatibilidade de hardware com o suporte a entrada USB e foi a primeira versão do sistema operacional da Microsoft a suportar múltiplos monitores, como lembra o site TechRadar.

No quesito interface, a principal mudança foi tornar o layout da área de trabalho mais semelhante à da Web, permitindo uma apresentação no estilo da página de navegadores e em determinados elementos da interface do usuário, oferecendo, por exemplo, links de ajuda e suporte incorporado ao Painel de Controle. Por outro lado, essa integração direta do Internet Explorer no Windows levou a acusações de que a companhia alavancava seu próprio navegador e uma grande ação antitruste foi movida contra a empresa.

publicidade

Junto com o Windows 98 também foi apresentado o Windows Update, que até hoje informa o usuário sobre atualizações críticas de segurança, novos drivers e outras ferramentas. O sistema também introduziu uma série de novas ferramentas de manutenção, incluindo a limpeza do disco rígido e a exclusão de arquivos temporários. O sistema operacional também permitia que os usuários mudassem seu disco rígido para o formato FAT32, liberando mais espaço durante o processo.

No ano seguinte, foi lançado o Windows 98 SE, com algumas atualizações e correções de bugs. Depois disso, a “Era do Windows 98” acabaria somente em 2001, com o lançamento do Windows XP, um dos sistemas preferidos dos usuários.

Confira o vídeo do Windows 98 travando no meio da apresentação da Microsoft: