Os brasileiros precisam estar atentos com a segurança dos roteadores usados nas residências e empresas. Uma pesquisa realizada pela empresa Avast revela que a segurança deficiente dos roteadores abre espaço para ataques cibercriminosos.

O levantamento mostra que 43% dos brasileiros nunca acessaram a interface administrativa web de seus roteadores para alterar as credenciais de login de fábrica. Além disso, dos brasileiros que acessaram a interface administrativa na internet, 72% nunca atualizaram o firmware do roteador.

Já metade dos usuários admitiu acessar a interface do roteador uma vez por ano ou menos, para verificar se há atualizações, enquanto um número similar (52%) disse que não tinha ideia de que seus roteadores tinham firmware.

Outra constatação preocupante é que 14% dos brasileiros que usaram essa interface administrativa web ainda mantêm as credenciais padrões fornecidas com o roteador, sendo que somente 42% dos brasileiros alteraram suas credenciais de login dos roteadores através da interface na internet.

publicidade

A preocupação com a segurança dos roteadores aumentou quando, no início do mês, cerca de 700 mil roteadores de diversas marcas em todo o mundo foram diagnosticados como vulneráveis a um malware com recursos de decodificação SSL. Além disso, também foi relatado recentemente que a botnet Satori usa os aparelhos para realizar ataques DDoS e minerar criptomoedas.

A recomendação é de que o aparelho seja atualizado com frequência, assim como a senha e nome devem ser alterados de tempos em tempos para evitar ataques.